segunda-feira, agosto 08, 2005

Que vantagem tem para as flores o seu proprio perfume?

Devemos notar que não é para nós que as plantas produzem o seu oleo volatil, mas sim para os fins e necessidades da sua propria vida; e é muito mais interessante averiguar, se fôr possivel, a razão por que a planta produz o seu oleo, do que o motivo que nos leva a expremel-a para lhe roubar essa substancia.
Notemos, antes de mais nada, que é quasi sempre a flor que contém a essencia; não é o caule, nem a raiz, nem sequer as folhas, mas especificamente a flor. Se pensarmos para que servem as flores, teremos a explicação d'este facto.As plantas deitam flores, para, por meio d'ellas, produzirem as suas sementes, as quaes, ao amadurecer, cahem sobre a terra e, germinando, dão vida a uma nova planta. Geralmente são os insectos os encarregados de preparar as sementes, que mais tarde hão de ser enterradas na terra; pousando sobre uma flor roubam-lhe uma certa substancia que em seguida vão depositar sobre outra flor de uma planta da mesma especie, fecundando-a, e fazendo assim com que ella, mais tarde, produza sementes.
Ora para assegurar esta funcção, era preciso que as flores attrahissem os insectos. Em primeiro logar, a planta da ás suas flores a belleza e a cor que faz com que os insectos as decubram facilmente; e, em segundo logar, fornece-lhes muitas vezes um aroma penetrante que tambem os attrahe, obrigando-os a pousarem nellas, para se embriagarem com os seus perfumes.
Por outro lado, existem microbios que poderiam atacar essas preciosas flores e que conseguiriam destruil-as, se não fossem destruidos pelos oleos volateis.
(Thesouro da Juventude, Vol. I, pág. 70 - O Livro dos "Porquês")